Facto da semana
Finanças do Estado são problema que vem de há séculos
Olhando para a nossa história percebe-se que nunca con- seguimos gerir da melhor forma as finanças do Estado. Por um lado, o elevado peso da administração pública nas contas do País foi sempre constante e, por outro, raramente revelá- mos bom senso na aplicação das receitas, principalmente nos períodos mais favoráveis de que a época dos descobrimentos ou, mais recentemente, as décadas em que recebemos avulta- dos fundos comunitários, são bons exemplos.
Numa altura em que tanto se discute o futuro de Portugal, principalmente devido à grave crise económica e social que atravessamos, é preocupante perceber que o problema possa estar no próprio ADN dos portugueses (!) e enraizado na sua cultura, sendo, assim, mais difícil implementar as mudanças necessárias para a ultrapassar.
Que comentários lhe merece esta questão?
Pontos de vista
Não é uma questão genética. É maisuma questão de saúde pública. Faz falta aos portugueses uma boa política de saúde oral, para conseguirem ter "dentes" para roer os ossos do ofício. As más práticas da Administração Pública já se prolongaram durante muito tempo sem que ninguém conseguisse ter a coragem e a determinação de as conter.
Samuel da Costa,
programador informático, Leiria
In Jornal de Leiria Edição 1370 14 de Outubro de 2010
15/10/2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)