Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

13/10/2008

A gruta do Miguel

Domingo foi dia de prospecção da cavidade recém-descoberta por um dos membros da minha matilha. Após a primeira inspecção rápida a presença de carvão e fuligem indica uma possível ocupação neolítica, ora lá se põe aqui o mestre a ligar para amigos e conhecidos de amigos para um pré-prospecção da gruta em questão com vista à pesquisa de possíveis indícios de ocupação neolítica, contudo para além de alguns esqueletos de fauna local não havia quaisquer sinais (cerâmicas, silex,...) de ocupação neolítica. Contudo esta gruta merece ainda uma prospecção mais aprofundada (paleolítico?).
Do ponto de vista geológico é uma gruta muito interessante, porque embora seja uma cavidade de relativa pequena dimensão (poucos metros verticais e algumas dezenas de metros horizontais) surpreende pelos espeleotemas apresentados (corais, estalactites excêntricas, algumas pérolas, ...) que supõe a sua existência pelo menos em alguma fase do seu desenvolvimento como aquífero algo que é bastante bizarro uma vez que está tão próxima da superfície. A orientação de algumas estalactites sugere também a existência de uma corrente de ar (?) direccionada que para o interior da gruta, mas que actualmente o prosseguimento se encontra impedido por acumulação de rochas embora seja bem visível a continuação para sul.
Uma bela descoberta, nem que seja pela sua beleza em tão pequena dimensão (embora já tenha óbvios sinais de oxidação). Será nomeada em catálogo em honra do seu descobridor, um rapazito de 13 anos com uma curiosidade do tamanho do mundo. A gruta do Miguel (algo acordado por maioria absoluta entre a equipa de exploradores de ontem).
Fotos do interior para breve!

P.S.- A todos os que vieram, obrigado pelo tempo bem passado. E um abraço grande aos cov'altas pelo excelente lanche/jantar oferecido. Bem hajam!

1 comentário:

Ana disse...

Obrigada a vós pela promoção de um belo itinerário serrano, encerrado em chave de ouro com o belo manjar de sabores inesquecíveis.
Um abraço muito especial ao Miguel, o grande mentor deste passeio. Cultiva-o.