Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

05/01/2008

O Favaios


Nem sei porque me preocupo em perguntar ... Todos os anos é a mesma coisa. Onde vamos passar a passagem de ano? Nazaré, Vieira, Mira, Leiria ... Não, é para a Paiã. Já não se considera se quer outra coisa. A passagem de ano é na Paiã com os tomates à lareira a assar chouriça e a empinar bejecas. O bilhete de entrada é sempre as garrafas de Favaios. É um pequeno preço de entrada para uma noite que sempre promete.
Durante o ano os Magníficos e Ca. andam pelo mundo com promessas de reencontro, mas aquela noite é nossa. A partir do momento que entramos àquela porta todos os anos desaparecem e voltamos às noites de universidade no sofá dos capuchos.
E que fazemos perguntam vocês? Bem, sentamo-nos de mãos dadas e fazemos uma corrente do amor ... É claro que não é isso que fazemos, passamos a noite a jogar ao "Cai a noite na aldeia", ao "Desconfia", e outros jogos que tais. É bom relembrar que já somos quase trintões e a maior parte de nós com canudo, mas pronto aquela noite é passada na simplicidade, com um copo de favaios na mão, um prato de pistácios e o Jenga a balouçar em cima da mesa.
À meia-noite corremos para o miradouro e vemos o fogo de artificio até onde a vista alcança (que naquele sítio vai quase até Lisboa). A noite só acaba de dia com o sol a despontar no meio do nevoeiro da serra. A cura para a ressaca é uma laranja ainda verdinha apanhada da árvore. Depois lá voltamos nós para as nossas vidinhas e aos nossos problemas, mas aquela noite foi nossa, numa casa no meio de lado nenhum, um copo de favaios na mão e rodeados dos melhores amigos que alguma vez poderíamos ter pedido.

2 comentários:

Xptohz3_turbo disse...

É mesmo verdade quando falas que estavamos rodeados dos melhores amigos que alguma vez poderíamos ter pedido. É sempre uma alegria enorme poder começar o ano com vocês, começar melhor seria impossível.

Um abraço forte a todos os Magníficos,

Gustavo

FoZi disse...

Nem sou muito de comentar em blogs mas num pesquisa encontrei este post e gostava de dizer apenas... parabéns;)

Acho que aquilo que está escrito descreve na perfeição aquilo que se passa com muitos grupos de amigos... venham os favaios... os chupitos e os vinhos do porto... no final aquilo de que nos vamos lembrar são os bons velhos tempos =)