Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

08/01/2008

A patrulha das salamandras


Já se tornou quase tradição de fim de semana o resgate das salamandras. Ao sábado e aos domingos lá vou eu com os putos atrás e camaroeiro às costas bater as cisternas da região. As salamandras na procura de uma lugar com água para procriarem caem dentro destes poços e não conseguem sair, morrendo ou de fome ou afogadas na água das chuvas que se acumula. Os miúdos vão todos contentes (para variar) com o camaroeiro no ombro "salvar as samalandras" e uma a uma lá as içam do poço sombrio, guardando-as dentro de um pequeno balde. Depois uma a uma retiram-nas do pequeno balde e colocam-nas perto de um muro ou amontoado de pedras para elas se poderem esconder e fugir do sol que as resseca. Nesta altura as salamandras já de tanto stress começaram a libertar as suas toxinas (salamandarina) protectoras. Os miúdos já sabem que não podem levar as mãos à boca nem tocar nos lábios ou nos olhos. Lavam as mãos no balde já vazio de salamandras e cheio de água, agarram no camaroeiro e dizem "Para a semana temos de voltar senão morrem afogadas". No outro dia ouvi um deles dizer "Podemos levar uma?" ao que um dos outros respondeu "Não, senão para o ano queres brincar com elas e já cá não estão."
Com esta brincadeira toda já o miúdos aprenderam uma lição importante. Já sabem que as nossas salamandras são da espécie Salamandra salamandra gallaica e que é importante não as retirar do seu meio ou corremos o risco de não as mais encontrar. E isto tudo com brincadeiras inocentes. Fico com confiança no futuro e orgulho nos meus putos.
De seguida vamos para casa, comemos uns medronhos pelo caminho, apanhamos uns cogumelos para comer em casa (Macrolepiotas) e vamos reconfortar o estômago com um leite quente.

1 comentário:

Ana banana disse...

S.O.S. salamandra em perigo! ehehehe, era bom que houvesse mais gente a fazer o mesmo que voces ;-)