Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

10/09/2009

Hayao Miyazaki

Sou um grande fã de animação, leia-se desenhos animados. Era daquelas pessoas que se levantava às 8 da manhã para ver uma manhã inteira de desenhos animados deitado no sofá quando ainda era puto pequeno. Odiava quando começava a TV Rural, o 70x7 e a Eucaristia Dominical (talvez venha daí a minha aversão a missas?).
Hoje em dia ainda gosto de ver, especialmente os grandes clássicos da animação. Mas há uma coisa que me aborrece, cada vez se vê menos desenhos animados e mais bonecos (modelos) animados. Já não há arte? Já não há gosto? Os filmes que saem nos USA seguem todos a mesma fórmula, grupo de animais falantes, queriduxos, a fazer coisas estapafúrdias e a arrancar umas gargalhadas forçadas. É verdade que a Idade do Gelo é um dos meus filmes de animação favoritos, mas esse tinha um humor refinado, que tanto agradava a miúdos como graúdos.
Isto tudo para dizer que no meio de tantos bonecos plastificados ainda há uma luz ao fundo do túnel, a obra do fantástico Miyazaki. Para quem não conhece trata-se de um realizador japonês que é uma autêntica super-estrela no japão e que realizou séries tão conhecidas de nós como Conan o rapaz do futuro. Actualmente dedica-se a longas metragens. A última que lançou foi Ponyo on the cliff by the sea, um remake da pequena sereia mas sem príncipes e princesas e romances babosos tão característicos da Disney. As animações são de tirar o folego, há sempre várias mensagens nos filmes dele, mas sempre uma mensagem de esperança. O desenho é incrível, quase que se apanha uma overdose com todos os detalhes incluídos em cada frame. As cores são vivas sem nunca roçar o exagero e a música fantástica e adequada. Está farto de ganhar prêmios, entre os quais um Oscar mas continua virtualmente desconhecido em Portugal.
Deixo aqui uma lista de filmes que recomendo:

Nausicaä of the Valley of the Wind - O mais ambientalista, conta a história de uma pequena rapariga metida na luta entre os humanos poluidores e a natureza que quer reclamar o que é seu
Laputa: Castle in the Sky - Indiana Jones para crianças
My Neighbor Totoro - A mais bela história infantil que já tive prazer de ver. Do tempo em que não fazer nada não era seca e os dias duravam uma eternidade.
Princess Mononoke - O mais complexo, o melhor, a obra prima. Um filme para crianças e adultos.
Spirited Away - Uma aventura que deixa qualquer um em êxtase com a qualidade da animação.
Grave of the Fireflies - Talvez o filme mais triste e mais bonito que já vi. A prova que animação não é só para crianças.
Howl's Moving Castle - A história de amor entre dois personagens improváveis.
Ponyo on the Cliff by the Sea - A pequena sereia sem ser lamechas. O amor de duas crianças e do mar.





Sem comentários: