Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

26/08/2007

As estrelas cadentes


Nem tudo foi mau com a não-ida aos USA. Afinal pude ficar em casa a descansar e preparar-me para o trabalho.
Um dos pontos altos dessa semana pós-gripe, foi sem dúvida as noites das perseidas! Como estava a preparar-me para fazer uma observação e os miúdos estavam de férias, aproveitei para os convidar, para lhes aguçar o apetite pela astronomia, mas eles estavam mais interessados em ir para o relento no meio de lado nenhum com os sacos cama que com a perspectiva de ver as estrelas cadentes. Tudo isso iria mudar.
Por volta das 21 começamos com os preparativos, a escolha do lugar, o petisco da meia-noite, arrumar os sacos-cama, o tempo não queria ajudar com a nortada do costume a trazer muito nevoeiro do mar. Assim decidimos ir para um sítio mais afastado e mais abrigado. Com os sacos-cama às costas lá fomos nós quando uma estrela cadente de magnitude -3 rasga os céus! Bem, se o entusiasmo já era grande maior terá ficado com esta demonstração de aguçar o apetite. Assim de mochila às costas, cão ao lado e de olhos pregados no céu lá fomos nós. Ao chegar montamos o acampamento no meio do orégão selvagem e lá ficamos de olhos pregado no céu a contar as estrelas cadentes e os satélites que por lá passavam. As maiores deixavam um "aaaaaaah" no ar e um "VISTE?!?". As mais pequenas um "Acho que vi uma!" ou "Se calhar era um pirilampo ...". Uma hora mais tarde o céu estava coberto de nevoeiro espesso que não nos deixava ver mais nada. Agarramos na trouxa e lá voltamos para casa para beber um Ucal quentinho e nos deitarmos que já se fazia tarde.
Agora a pergunta do semana é "Quando há chuva de estrelas outra vez?". Pode-se dizer que o estratagema resultou.
E que venham as Oriónidas!

1 comentário:

Ana banana disse...

não é para te meter inveja, mas ainda vi umas quantas cadentes quando estava no gerês, mas onde vi mais foi na serra da Arada, perto de são pedro do sul! céu limpo (ao que parece estava melhor tempo no norte do que no sul), muitas estrelas cadentes... lindo!!!