Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

05/08/2008

Algar dos Alecrineiros

E não é que o algar mais profundo de Portugal é na minha terrinha?
Soube desta novidade à pouco, tem uma profundidade de 220 metros e ainda tem muito para explorar!
Para mais informação na pesquisa feita pela NALGA (Núcleo dos Amigos das Lapas, Grutas e Algares) ver aqui.



Tenho de lhe fazer uma visita!

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo

O algar em causa não é o que está nessa topografia, esse é outro algar dos Alecrineiros ou bocas largas 2.
O algar mais profundo de Portugal é outro também na zona e que foi baptizado como Alecrineiros também, até ver se a população local o conhece por outro nome. Fica a cerca de 400m a sul desse algar que está nessa topografia.
Melhores cumprimentos.
P.Robalo

Samuel da Costa disse...

Erro meu!
Por acaso pensei que fosse deste algar, não sabe se já foi cartografado? Este fim de semana vou falar com a população local e verificar se existe já uma denominação para o mesmo.
Obrigado pela informação.

S. Costa

Anónimo disse...

Caro S.Costa

No Blog do NALGA existe um post com o titulo "O Algar mais profundo de Portugal" que tem um corte planificado da cavidade e respectiva localização, também na pagina" Espeleometria Nacional" está a topo, e ainda existe outro post sobre uma expedição recente, em que eu e alguns companheiros efectuamos o mes passado, contêm algumas fotos.
Essa informação local será preciosa para uma correcta toponímia, se quiseres colaborar nesse campo, visto ser da zona, seria excelente.
Se quiseres saber mais alguma informação podes dispor. A cavidade não deve ser visitada por pessoas que não sejam espeleólogos certificados e experientes em grandes verticais, pois é bastante trabalhosa e exigente e com algumas armadilhas que podem ser fatais.
Estamos agora a começar a trabalhar nesta cavidade em conjunto com o grupo francês que nos revelou esta descoberta.

Melhores cumprimentos,
P.Robalo

Anónimo disse...

Só mais dois dedos...
Visto que és da região e com toda a certeza a conheces bem, todas as cavidades que por acaso conheças e que não exista qualquer informação sobre ela, o Blog do Nalga oferece-se para fazer o cadastro, toda essa Serra de S.Bento é um pequeno eldorado Português da espeleologia, esta recente descoberta é a prova disso mesmo.
Mas a descoberta maior ainda não foi feita, pois ainda não foi conseguida a passagem para os colectores subterrâneos que drenam todo o Planalto.
Melhores cumprimentos.
P.Robalo

Samuel da Costa disse...

Enviei um mail para o endereço disponível na página da NALGA.

Cumprimentos,

S. Costa

Anónimo disse...

A informação disponibilizada no blog do NALGA referente á espeleogenese do algar dos alecrineiros/bocas largas 2, é referente a outro algar proximo. Esta nova cavidade com -220m de desnível, apesar de a sua morfologia aparentar ser um "vadose shaft", terá ainda de ser feito o seu levantamento geológico.
Muito obrigado pelo link,
Melhores cumprimentos
P.Robalo

Fuzhong! disse...

Estou a ver que a região centro tem um património natural riquíssimo. Toma cuidado que qualquer dia és cravado pelo grupo da ilustração científica para seres cicerone de alguma expedição de desenho.
Abraço

Samuel da Costa disse...

De bom grado!