Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

09/02/2009

Hong bao e outros intercâmbios culturais


Sendo que a minha casa é mais concorrida que uma casa de meninas em princípio do mês, não podia deixar de ser sem ter mais uma visita. Desta vez veio de longe, de um outro continente. A Yutzu ou chinoca para os amigos (sim, sou cruel e xenófobo) veio passar uns dias cá a Portugal vinda de Taiwan com o objectivo de aprender Português, tirar fotos para o livro que estamos a escrever e visitar o maior número de sítios possível no menor tempo possível.
Para quem ainda não sabe estamos a fazer a primeira colaboração Luso-Taiwanesa(Formosana?) para a criação de um roteiro turístico de Portugal para chineses e formosanos, passando pelos sítios todos do costume e pelos inevitáveis três fs.
É claro que como bom professor e bom cicerone aproveitei por mostrar as melhores tascas das redondezas bem como os melhores sítios para fotografar/visitar/comer. E claro, com a linguagem também. Depois de termos despachado os palavrões que como toda a gente sabe é a primeira coisa que qualquer estrangeiro se digna a aprender. Um conselho, se forem à china, façam o que fizerem não digam a palavra "galinha". É claro que também aproveitei para aprender algumas coisas em chinês. Já sei contar, dizer o meu nome, idade e meia-dúzia de asneiras para além de chop suei e outras coisas assim.
É claro que o choque cultural foi inexistente tanto até porque a minha família e os meus amigos são conhecidos por receberem toda a gente de braços abertos. E se no primeiro dia houve algum problema para explicar que Taiwan não pertence à China "Atão, mas se tem os olhos assim é chinesa? Não? Então só pode ser japonesa!", passados alguns dias já era a chinoca da casa, para grande diversão de todos os presentes, é claro que nessa altura ela já se sabia defender com um chorrilho de asneiras. Se bem que as primeiras tentativas, "Gralho", "Gáralho", "&%$€#$%#", foram hilariantes.
O episódio mais hilariante de todos foi o manguito à portuguesa, coisa que todas as crianças aprendem a fazer desde o primeiro dia de aulas altura em que entrelaçam um lápis nos dedos para ganhar desenvoltura muscular para conseguir fazer o manguito em condições. Claro que ela optou pela mesma estratégia, escusado seja dizer que ainda precisa de mais alguma desenvoltura antes de conseguir fazer um triciclo que não se pareça com alguém com artrite reumatóide, mas que deu para umas risadas valentes isso deu.
E antes de me quererem linchar (sim, quase que a embebedamos com Sagres) saibam que tirámos excelentes fotografias e visitamos alguns dos sítios mais emblemáticos de Portugal, tais como o convento de cristo, a nazaré, passeio no Tejo até ao Almourol, e outros lugares de igual importância história e turística. Comemos peixinho assado na nazaré, fotografamos ondas de 5 metros no farol, comemos percebes. Visitamos amigos e ela fez muitos mais.
Já agora para os que se perguntam o que é o um hong bao, é o envelope vermelho que está na imagem. Em Taiwan é tradição oferecer o Hong Bao no ano novo chinês com dinheiro dentro às pessoas que gostamos. Depois dorme-se com esse envelope debaixo da almofada e é suposto trazer boa fortuna para o ano todo. Foi a prenda da Yutzu na passagem de ano chinesa para todos na casa.
É claro que com o sentido de humor que tem ofereceu-me também uma sweat-shirt que diz "As mulheres têm sempre razão" o que vale é que está em mandarim e ninguém entende... Espero eu, já não chega o que tenho de aturar!
O que interessa é que partiu ainda mais apaixonada por Portugal que o que já estava e com promessas de voltar. E agora já sabe o que quer dizer Saudade.

1 comentário:

Dali disse...

Já agora ficas a saber também que lá para os lados do oriente se oferecem roupas interiores à família com o primeiro ordenado!

Um lapso gravíssimo: NÃO FORAM AO CIBA

Beijocas!