Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

11/05/2009

Cada vez mais



Biólogo português descobriu novas espécies de aranhas
Algumas são novas para a Ciência, nunca antes descritas. Outras foram vistas em Portugal pela primeira vez. Luís Crespo, biólogo português, é um dos colectores responsáveis por estas novas descobertas na área dos aracnídeos e pelo aumento de espécies no catálogo nacional de aranhas. Para já, serão mais de 800.

A Tegenaria barrientosi entrou-lhe, literalmente, pela casa dentro. Luís Crespo estava a viver perto do Jardim Botânico, em Coimbra, e reconheceu a pequena aranha que lhe entrou em casa. “Em vez de acabar esmagada por uma vassoura, acabou num tubinho para ser analisada”, conta. Anos mais tarde era uma nova espécie descrita num artigo publicado (no mês passado) numa revista de zoologia chamado Zootaxa. Mas esta não é a única descoberta do biólogo Luís Crespo no “mal-amado” mundo das aranhas. Há novas espécies encontradas no Paúl de Arzila, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, no Alentejo e até no Parque Natural de Monsanto, entre outros lugares de Portugal.

in Publico

São cada vez mais, desta vez foi o amigo e conterrâneo Luís Crespo a fazer a descoberta. Antes de agarrarem na vassoura e esmagarem os comedores de insectos de vossa casa, lembrem-se que podem estar a destruir um futuro enigma da ciência.
Parabéns rapaz, temos de combinar uma aracno-expedição para breve!

Sem comentários: