Histórias de eventualidades, improbabilidades, bicharadas, noitadas e coisas do arco da velha que de alguma forma me acabam sempre por acontecer. Crónicas diárias com a matilha, muita bicharada à mistura, muita música e sempre com um humor caústico como muita gente gosta de o caracterizar.

30/09/2007

Rota do Milho - Conclusão


Eram 6 da manhã de Domingo e já estava eu de olhos esbugalhados sem conseguir pregar olho a ouvir a chuva na janela e o vento a uivar e a pensar para comigo "Está aqui uma ganda porra!, por este andar a Rota do Milho vai ser um flop, o que vale é que com este tempo não vai aparecer ninguém", para ajudar adormeço cinco minutos antes de tocar o despertador apenas para ser despertado por ele cinco minutos depois.
Levanto-me ainda incrédulo que o trabalho de duas semanas ia ser destruído pelo primeiro cheirinho de outono, engulo um ucal, calço as botas e visto o impermeável. Nem sequer me dignei a ir buscar a minha avó que era a nossa padeira de serviço, certo que não vai aparecer ninguém.
Abro a sede para preparar as coisas, quando chega uma colega minha, também com o olhar de desespero estampado na cara. Nisto chegam seis carros carregados de gente, olho para a Dália e digo "Vou buscar a minha avó!". As pessoas não paravam de chegar, vestidas com impermeáveis, carregando mudas de roupa. Estavam preparados para enfrentar o temporal, até as crianças faziam pouco dos pingos de chuva e que nesta altura já eram bem menos e mas ainda grossos e frios.

Algum tempo depois lá partimos, em direcção à eira, acompanhados pelo nevoeiro, que mais tarde abriu. E o dia que se previa chuvoso e molhado, até foi bem seco.
As pessoas adoraram fazer a descamisada, visitar o moinho, fazer o percurso e o almoço.
Os pontos altos do passeio foram sem dúvida a cozedura e o tender da broa, onde estavam todos deliciados com as nossas padeiras, a salamandra que encontramos pelo caminho e a broa doce, que foi um sucesso tendo sobrado apenas migalhas.
Afinal de contas o que se previa ser um passeio inexistente foi um sucesso estrondoso tendo todas as pessoas saído bastante satisfeitas com a experiências e muitas delas (senão todas) com a promessa de voltar.
E a todos os que não quiseram ou não puderam vir, não sabem o que perderam!

Fotos: Rui Roberto

Sem comentários: